Cineclube FGV: “Violências” é tema da próxima edição dedicada ao Cinema de Mulheres

Na ocasião, serão exibidos três curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam, em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher.
Ciências Sociais
19 Abril 2018

O Núcleo de Audiovisual e Documentário (NAD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) apresenta, no dia 26 de abril, às 18h, a próxima edição do Cineclube FGV, no auditório 1014, localizado na sede da Fundação, no Rio de Janeiro.

Dando continuação ao semestre dedicado ao Cinema de Mulheres, o evento apresenta a temática “Violências”, exibindo três curtas dirigidos e idealizados por mulheres, que tratam, em perspectivas diversas, diferentes formas de violência contra a mulher.

O primeiro a ser exibido será o documentário “Quem Matou Eloá”, de Lívia Perez, lançado no ano de 2015.  A história conta o caso ocorrido em 2008, quando o jovem Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV.

Já o segundo será “Autopsia”, com direção de Mariana Barreiros, datado em 2016. O filme é uma inspeção de como a cultura e a mídia são responsáveis pela objetificação, desumanização e violência contra a mulher.

Por fim, será exibido o curta “O mais barulhento silêncio”, de Marcela Moreno, também de 2016. Trata-se de filme-ensaio composto por quatro relatos de mulheres que foram estupradas por seus parceiros íntimos, homens que elas conheciam. Em um cenário alegórico, elas compartilham suas memórias mais íntimas e dolorosas e refletem sobre o que é ser mulher neste mundo. Após a sessão, será realizado um debate contando com a presença de Marcela Moreno.

O NAD foi criado em 2006 e tem como proposta ser um laboratório que proporcione aos alunos a familiarização e a experimentação com recursos audiovisuais. Para mais informações, acesse o site