Comitê Internacional pesquisa sobre forças armadas e resolução de conflitos
Ciências Sociais
11 Julho 2018

Comitê Internacional pesquisa sobre forças armadas e resolução de conflitos

O comitê de pesquisa foi criado em 1964 por Morris Janowitz, o principal nome no campo da Sociologia a estudar as Forças Armadas. Em 1970, foi formalmente incluído na ISA como “RC01”. Em 2016, uma conferência do RC01 foi realizada na FGV, com o tema “Transformations of the Military Profession”.

O diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), professor Celso Castro, foi eleito vice-presidente do Research Committee "Armed Forces and Conflict Resolution" (RC01) da International Sociological Association (ISA) para o período 2018-2022. Para presidente foi eleita a professora Lindy Heinecken, da Stellenbosch University (África do Sul).

Os objetivos do RC01 são a formação de redes de cientistas sociais que estudam as forças armadas e a resolução de conflitos ao redor do mundo; encorajar a divulgação internacional de resultados de pesquisa, desenvolvimentos teóricos e metodologias de trabalho; promover o intercâmbio, a realização de eventos acadêmicos e de colaboração em pesquisa; além de propiciar a elaboração e discussão de materiais didáticos sobre forças militares e a mediação de conflitos armados pelo mundo.