Concurso da Infoglobo em parceria com a FGV premia empreendedorismo entre jovens

06 Junho 2014

Foram 32 concorrentes e 10 finalistas, mas apenas três projetos foram escolhidos como vencedores do Prêmio Jovens Empreendedores ? concurso promovido pela Infoglobo com apoio do FGV Management Rio. O evento de premiação aconteceu no dia 29 de maio na Casa do Saber, no Rio de Janeiro.Em primeiro lugar, ficou o Bubble App ? ferramenta de geolocalização que permite criar e buscar informações sobre uma localidade, criada por Danton Mello em parceria com Hugo Carvalho. O projeto recebeu um prêmio de R$ 15 mil. O segundo e o terceiro lugar ficaram, respectivamente, com os projetos O Formigueiro ? um crowdfunding para projetos de educação criado pelos estudantes Gabriel Richter, Pedro Hermann e Renan Ferreirinha Carneiro ? e Greenpoint, projeto de estações fotovoltaicas para carregar smartphones e bicicletas elétricas gratuitamente, dos empreendedores Roberto Ferreira e Nilson Vasconcellos. Gabriel Richter, um dos idealizadores do Formigueiro, é aluno da FGV/EPGE ? Escola Brasileira de Economia e Finanças.Entre os critérios utilizados na escolha dos vencedores pela banca avaliadora? composta pelo coordenador de cursos do FGV Management Rio, Ricardo Franco Teixeira, pelas jornalistas Léa Cristina e Maíra Amorim, do Boa Chance, e pelos representantes da Cria Global e da Endeavor Florencia Estrade e Alexandre Caseira ? estavam a capacidade dos projetos escolhidos de inovar e transformar a sociedade, além de sua sustentabilidade.?Tivemos dificuldade para selecionar os dez finalistas, porque os 32 projetos escolhidos eram muito bons. Escolher os três vencedores também foi difícil. Precisamos que a juventude desenvolva projetos inovadores, que transformem o mundo e a forma como as coisas são feitas, e ideias que possam ser catalisadas pela sociedade?, afirmou Teixeira, lembrando que os brasileiros que buscam o empreendedorismo por necessidade ainda são maioria. ?É preciso estimular os jovens a se tornarem empreendedores?.