Concurso premia melhores iniciativas de ensino participativo em Direito

O prêmio é destinado a professores que lecionam disciplinas jurídicas em cursos de Direito ou de outras áreas de conhecimento no Brasil, tanto de graduação quanto de pós-graduação e abrange qualquer atividade de ensino participativo que tome o aluno como o principal agente da sua própria aprendizagem.
20 Dezembro 2017
Concurso premia melhores iniciativas de ensino participativo em Direito

A Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) recebe inscrições para a segunda edição do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito. Criada em 2014, a premiação visa dar visibilidade, ampliar a repercussão e facilitar acesso a materiais didáticos que privilegiem o protagonismo do aluno dentro do processo de ensino e aprendizagem do Direito, além de incentivar docentes e instituições de ensino a experimentar, divulgar e debater experiências concretas de ensino jurídico participativo e contribuir para a constante qualificação do ensino jurídico no país.

Para concorrer, o docente deve relatar sua experiência de atividade desde a concepção dos objetivos e passos da dinâmica até a interação com os alunos e os resultados obtidos. A comissão julgadora do Prêmio Esdras levará em conta o grau de protagonismo alcançado pelos alunos, o planejamento didático-pedagógico, a interface com outras disciplinas, o diálogo com o contexto social, o potencial de difusão do material didático, o ineditismo e a criatividade envolvidos na atividade e o uso da tecnologia como apoio ao processo de aprendizagem.

Nesta segunda edição, o prêmio principal será de R$ 5.000,00. Todas as iniciativas premiadas serão incluídas no Banco de Materiais de Ensino Jurídico Participativo, que coloca à disposição da sociedade dinâmicas de aula que empregam o ensino jurídico participativo.

Os interessados em participar devem preencher o formulário até o dia 4 de março de 2018 e enviar para o e-mail premioesdras@fgv.br. Para mais informações sobre o Prêmio ESDRAS, acesso ao regulamento e edital, acesse o site.