Conferência internacional discute administração pública e governança na América Latina

Durante os dois dias, mais de trinta especialistas em administração pública e governança de 13 países se reuniram para discutir tópicos importantes e atuais
Administração
30 Setembro 2019
Conferência internacional discute administração pública e governança na América Latina

O diretor Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV DINT), professor Bianor Cavalcanti, participou, nos dias 9 e 10 de setembro, da Conferência Anual da Latin American Group for Public Administration (LAGPA 2019). O evento, realizado na cidade de Quito, no Equador, contou com a parceria da Universidad del Valle (Colômbia), o Instituto de Altos Estudios Nacionales (IAEN - Equador), a Universidade Internacional do Equador (UIDE), em estreita colaboração da Fundação Getulio Vargas por meio da Secretaria Executiva do LAGPA, expressão regional do International Institute of Administrative Sciences (IIAS).

Past President do LAGPA/IIAS, o professor Bianor Cavalcanti representou a instituição ao presidir a mesa principal do evento, que contou ainda com a presença do reitor do IAEN, Fernando Lopez Parra; o reitor da UIDE, Gustavo Vega, o representante da Universidade del Valle, professor Ruben Dario Echeverri e Eduardo Pazuello, General de Divisão e chefe da Missão Acolhida na fronteira de Roraima com a Venezuela.

Durante os dois dias, mais de trinta especialistas em administração pública e governança de 13 países se reuniram para discutir três tópicos importantes e atuais: Iniciativas na administração pública na América Latina orientadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Migrações na América Latina: iniciativas de políticas públicas e experiências comparativas; e inovações na gestão pública.

Na ocasião, e em Assembleia Geral, foram realizadas eleições para a presidência e do Conselho Diretivo para o período (2019-2022). O novo presidente eleito foi o professor Ruben Dario Echeverri, ex vice-presidente da International Associations of Schools and Institutes of Administration (IASIA) para a Região da América Latina e o Caribe. O novo Conselho Diretivo do Lagpa ficou integrado pelos professores: Edgar Varela Barrios, Ruben Dario Echeverri, ambos da Colômbia; Bianor Cavalcanti (Brasil), Luis Solari de la Fuente (Peru), Fernando Lopez Parra (Equador), Adrian Velazquez Vazquez (EUA/México) e Ariel Ramirez (Chile).

Adicionalmente, foi anunciada a sede da próxima conferência LAGPA 2020 em Bogotá, Colômbia, com o apoio da Escuela Superior de Administración Pública (ESAP) da Colômbia, da Universidade del Valle de Cali e da Fundação Getulio Vargas.