Confiança do comércio avança em janeiro

Após avançar 10 pontos entre fevereiro e agosto do ano passado, a confiança do Comércio estabilizou-se na faixa entre 78 e 80 pontos nos últimos seis meses", afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).
27 Janeiro 2017

Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas subiu 0,6 ponto em janeiro de 2017, ao passar de 78,3 para 78,9 pontos, o maior nível desde outubro passado. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice recuou -0,3 ponto no mês.

“Após avançar 10 pontos entre fevereiro e agosto do ano passado, a confiança do Comércio estabilizou-se na faixa entre 78 e 80 pontos nos últimos seis meses. O segmento parece incomodar-se pouco com a incerteza do ambiente político e se preocupar bastante com o custo e a disponibilidade de crédito para consumo. Assim, é possível que aceleração da queda dos juros sinalizada em janeiro pelo BC colabore para que a confiança do Comércio – ainda muito baixa em termos históricos - volte a registrar ganhos nos próximos meses”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).

A alta do ICOM ocorreu em 10 dos 13 principais segmentos pesquisados e foi determinada pela melhora do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que subiu 1,2 ponto, alcançando 68,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) ficou estável (-0,1 ponto) em relação a dezembro de 2016, ao atingir 89,9 pontos.

Entre os indicadores que integram o ISA-COM, a maior contribuição para a alta do mês veio do quesito que mede o grau de satisfação com o volume de demanda atual, que subiu 4,7 pontos em relação ao mês anterior, para 69,7 pontos. Já o indicador que mais contribuiu para a suave queda do IE-COM foi o que mede a situação dos negócios nos seis meses seguintes, com recuo de 3,2 pontos no mês.

O estudo completo está disponível no site.