Confiança do Comércio tem primeira alta depois de quatro quedas seguidas

“A reação da confiança do Comércio em agosto é tímida diante dos resultados negativos recentes. As empresas continuam avaliando a situação atual de forma desfavorável, mas já esboçam uma melhora nas expectativas em relação aos próximos meses”, avalia Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.
27 Agosto 2018
Confiança do Comércio tem primeira alta depois de quatro quedas seguidas

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), subiu 1,1 ponto em agosto, ao passar de 88,8 para 89,9 pontos. Esta é a primeira alta do indicador após uma sequência de quatro quedas seguidas, com perdas acumuladas de 8,0 pontos.

“A reação da confiança do Comércio em agosto é tímida diante dos resultados negativos recentes. As empresas continuam avaliando a situação atual de forma desfavorável, mas já esboçam uma melhora nas expectativas em relação aos próximos meses. A combinação de resultados sinaliza que o setor continua se recuperando lentamente, sujeito aos níveis elevados de incerteza e da também lenta evolução do mercado de trabalho”, avalia Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.

A alta da confiança em agosto ocorreu em 10 dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 2,8 pontos, para 94,6 pontos, influenciado tanto pela melhora do indicador de vendas previstas, que avançou 2,3 pontos para 93,4 pontos, quanto pelo indicador de tendência dos negócios para os próximos seis meses, que subiu 3,2 pontos, para 96,0 pontos.

Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 0,8 ponto, para 85,7 pontos, o menor nível desde dezembro de 2017 (85,6 pontos). Entre seus componentes, o indicador de percepção dos empresários com o volume da demanda no momento recuou 0,4 ponto, para 85,9 pontos e o indicador de situação atual dos negócios caiu 1,2 ponto, atingindo 85,9 pontos.

Indicador de Desconforto

Apesar da evolução positiva do ICOM ter sido totalmente motivada pela alta do IE-COM, alguns indicadores de percepção sobre a situação corrente da Sondagem do Comércio também deram sinais melhora em agosto. Enquanto o ISA-COM está em contínua queda nos últimos quatro meses, o Indicador de Desconforto Empresarial recuou um pouco após seis meses em alta. A queda do indicador em agosto se deve à redução das citações de demanda insuficiente, custo financeiro e acesso ao crédito bancário como fatores limitativos à expansão dos negócios.

A edição de agosto de 2018 coletou informações de 1.206 empresas entre os dias 1 e 22 deste mês. A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 26 de setembro de 2018. O estudo completo está disponível no site.