Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo discute desafios para o setor diante da COVID-19

Com a atual disseminação da Covid-19, a economia global enfrenta uma crise com grandes impactos no varejo e no consumo. Diante da abrupta mudança de comportamento de toda a população, torna-se ainda mais importante o poder de análise e capacidade de reinvenção dos varejistas
Administração
28 Outubro 2020
Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo discute desafios para o setor diante da COVID-19

O Centro de Excelência em Varejo (FGVcev) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) realiza, nos dias 29 e 30 de outubro, o 13º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV). A 13ª edição do CLAV será realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2020, em formato inovador, totalmente online, com o tema “After COVID-19: Building Purpose through Stakeholders in Retailing”.

O CLAV reúne, anualmente, representantes da comunidade acadêmica, executivos do setor e demais profissionais interessados na pesquisa acadêmica e aplicada em varejo. A participação de pesquisadores nacionais e internacionais e de grandes empresários varejistas reforça a importância do evento como referência para o compartilhamento de informações relevantes e tendências para o futuro do varejo.

Com a atual disseminação da Covid-19, a economia global enfrenta uma crise com grandes impactos no varejo e no consumo. Diante da abrupta mudança de comportamento de toda a população, torna-se ainda mais importante o poder de análise e capacidade de reinvenção dos varejistas. É necessária, portanto, uma reavaliação do papel das pessoas na forma como este setor opera. A dinâmica do varejo depende intensamente de pessoas: dos clientes que vão até as lojas ou navegam pelos sites para comprar; dos vendedores e outros funcionários que fazem a operação funcionar; da comunidade que é impactada pela atividade varejista, pela geração de empregos e oferta de soluções para suas necessidades, e, por fim, do Estado, abastecido de impostos e da própria economia movimentada pelo varejo, que tem o papel de favorecer uma sociedade próspera.

Para debater a relação entre o varejo e seus stakeholders, procurando reforçar o propósito das empresas varejistas no cenário desafiador da pandemia, a programação do CLAV 2020 contará com palestrantes de destaque da academia e do mercado.

Dentre a intensa programação do CLAV 2020 sob a coordenação de Delane Botelho e Henrique Campos Jr., professores da FGV EAESP e do FGVcev, destacam-se a palestra de abertura com o filósofo R. Edward Freeman, professor de administração de empresas na Darden School da Universidade da Virgínia. O painel com executivos, que contará com nomes como Daniele Motta, vice-presidente de shopper marketing da POPAI Brasil; Marcelo Doria, CEO do Depósito da Lingerie; Gutemberg de Almeida, diretor de desenvolvimento de negócio para a indústria de varejo na Microsoft América Latina e Fernando Yunes, SVP e country lead do Mercado Livre no Brasil. E por fim, as palestras de encerramento com Gisselle Ruiz y Lanza, diretora geral na Intel Brasil e Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee.

A programação desta 13ª edição do CLAV, também traz novidades, como o oferecimento de dois minicursos e um workshop, que ocorrem simultaneamente e poderão ser escolhidos pelos participantes de acordo com o seu interesse. Além de espaço cultural denominado “Experiência & Cultura: Café com Saber”, que em parceria com as marcas Nescafé, Dolce Gusto e Starbucks, propiciará aos participantes, mesmo que à distância, uma experiência com o café. Todos os inscritos serão presenteados, em suas casas, com um kit de produtos das marcas parceiras para acompanhar o especialista em café, que apresentará curiosidades, dicas e modos de preparo.

Para saber como participar do evento e conferir a programação completa acesse o site.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.