Convidada internacional aborda protagonismo feminino no desenvolvimento econômico

18 Junho 2020

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) promove, no dia 19 de junho, um webinar gratuito com o tema “Grassroots Women as Worldmakers: Towards a global politics of redistribution”. O evento será transmitido ao vivo a partir das 13h e contará com a participação da professora Serena Natile, Lecturer in Social-Legal Studies na Brunel Law School London (UK).

A finalidade do debate é abordar a resistência política de base das mulheres e seu papel na criação de mundo(s), que são frequentemente marginalizados em relatos históricos, ainda que suas práticas locais de solidariedade sejam cada vez mais centrais no discurso do desenvolvimento. Em 2006, o Banco Mundial adotou a estrutura "gender equality as smart economics", que por sua vez foi incorporada por várias organizações de desenvolvimento, fundações filantrópicas, instituições financeiras e corporações para promover projetos, produtos e serviços destinados a oferecer oportunidades de mercado e instrumentos financeiros para as mulheres.

Neste encontro, os participantes vão discutir o uso de novas tecnologias digitais por diversas dessas organizações ao facilitar as atividades econômicas das mulheres e a progressiva integração das práticas populares das mulheres no discurso do desenvolvimento. Também serão exploradas as reivindicações de inclusão, autonomia e resiliência usadas para justificar a dependência excessiva do sistema econômico global.

Além da convidada internacional, o evento vai contar com a participação de Clio Nudel Radomysler (FGV Direito SP); e Vitor Henrique Pinto Ido (South Centre – Genebra). A moderação será de Ana Paula Camelo (FGV Direito SP).

A transmissão do evento será em inglês e não haverá tradução simultânea. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site.