Convidado internacional palestra sobre estratégias de controle para técnica de insetos estéreis

Yves Dumont (CIRAD) vai apresentar um modelo entomológico estruturado por sexo, além de mostrar alguns resultados analíticos. Várias estratégias de controle do SIT serão consideradas e estudadas, assim como simulações numéricas de resultados teóricos serão discutidas
Matemática Aplicada
26 Novembro 2019

A Técnica de Insetos Estéreis (SIT) é um método de controle biológico usado em vários lugares do mundo para controlar vetores de doenças, como mosquitos ou pragas, como moscas da fruta. No entanto, para minimizar o risco de falhas e avaliar estratégias, a modelagem matemática e as simulações podem ser de grande ajuda. Para discutir o assunto, a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realiza, no dia 28 de novembro, às 16h, o seminário “Estratégias de controle para a técnica de insetos estéreis”. O evento será realizado no auditório 537 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Rio de Janeiro).

Nesta palestra, Yves Dumont (Centro Francês de Pesquisa Agrícola de Desenvolvimento Internacional – CIRAD) vai apresentar um modelo entomológico estruturado por sexo, além de mostrar alguns resultados analíticos. Várias estratégias de controle do SIT serão consideradas e estudadas, assim como simulações numéricas de resultados teóricos serão discutidas.

Pesquisador sênior do CIRAD, Yves Dumont também é professor extraordinário da Universidade de Pretória e co-PI na cadeira SarChi M3B2 (Universidade de Pretória). Ele é um matemático aplicado que trabalha com modelagem matemática em ciências biológicas usando equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais impulsivas e equações diferenciais parciais. Suas pesquisas estão voltadas para fenômenos como interação planta-inseto e doenças humanas e de culturas. Ele esteve envolvido em muitos projetos vinculados a países como África do Sul, Camarões, Indonésia, Ilha da Reunião, entre outros.

Para mais informações, acesse o site.