Convidado internacional palestra sobre gestão pública para mestrandos do MAP

Ressaltando o objetivo da administração pública de criar “valor público”, o professor Michael Barzelay (London School of Economics and Political Science) apresentou e discutiu os diferentes tipos de habilidades necessárias para a formação e atuação dos profissionais da gestão pública:
16 Maio 2019
Convidado internacional palestra sobre gestão pública para mestrandos do MAP

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) realizou, no dia 12 de abril de 2019, a palestra “Public Management as a Design-Oriented Professional Discipline”, ministrada pelo professor Michael Barzelay, da London School of Economics and Political Science (LSE, Reino Unido). A atividade faz parte da disciplina Análise de Organizações e Políticas Públicas (AOPP), ministrada pelo professor Roberto da Costa Pimenta.

O professor Armando Cunha (FGV EBAPE) abriu o evento ressaltando a importância do trabalho de Barzelay no campo da gestão pública e da inovação dentro de organizações governamentais. Em sua palestra, o convidado internacional discutiu a Gestão Pública como campo de prática profissional, ressaltando que, embora a gestão pública tenha sido amplamente estudada e discutida, sua identidade e natureza ainda não estão bem definidas.

Visando superar essa barreira no desenvolvimento da administração pública na academia, Barzelay abordou também o desafio de tornar a gestão pública uma verdadeira disciplina profissional. Utilizando-se do conceito de “design-oriented professional disciplines”, ele discutiu a ideia de gestão pública como uma ciência social orientada para o design, similar ao conceito que Herbert Simon chamou de “ciência do artificial”. O convidado abordou esses temas e ideias de maneira inovadora, guiando a audiência por um fictício “Museu da Administração Pública”, no qual estavam expostas contribuições seminais para a teorização da gestão pública como prática profissional.

Ressaltando o objetivo da administração pública de criar “valor público”, o professor apresentou e discutiu os diferentes tipos de habilidades necessárias para a formação e atuação dos profissionais da gestão pública: capacidade de diagnosticar situações e alternativas; capacidade de decidir pelas melhores opções de intervenções e políticas; capacidade de formulação de políticas (designing); e capacidade de argumentação e convencimento.

A palestra contou com a participação dos alunos da Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da FGV EBAPE, além dos professores Armando Cunha (ex-diretor da FGV EBAPE), Roberto da Costa Pimenta (coordenador acadêmico do MAP e Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa – CFAP – da FGV EBAPE); Ricardo Lopes Cardoso (Coordenador do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração da FGV EBAPE); Gregory Michener; Bernardo Fajardo; doutorando em Administração da FGV EBAPE, Flavio Fontanelli, monitor da disciplina AOPP, além de convidados de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

Michael Barzelay é professor de gestão pública na London School of Economics e mundialmente conhecido por ser o autor do livro “Breaking Through Bureaucracy: A New Vision for Managing in Government”. Doutor em Ciências Políticas e Mestre em Gestão Pública e Privada por Yale (EUA), Barzelay também é Doutor Honoris Causa em Ciências Políticas pela University of St. Gallen (Suíça).

Para mais informações sobre o MAP, acesse o site.