Cooperação e contraditório: Debate foca nas mudanças após sete anos do atual Código de Processo Civil

Durante o evento, os participantes irão debater como se constrói a norma de decisão, a lógica argumentativa, persuasão e convencimento.
Direito
24 Maio 2023
Cooperação e contraditório: Debate foca nas mudanças após sete anos do atual Código de Processo Civil

O FGV LAW, da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), realiza um webinar gratuito sobre cooperação e contraditório: o que mudou, de fato, após sete anos de vigência do novo Código de Processo Civil (CPC/15). Aberto ao público, o evento será realizado no dia 31 de maio, às 18h e será exibido ao vivo, no canal da FGV no YouTube.

Durante o evento, os participantes irão debater como se constrói a norma de decisão, a lógica argumentativa, persuasão e convencimento, bem como temas como a cooperação, a simetria no diálogo e a assimetria na decisão. Qual o conteúdo atual do contraditório? Qual a sua extensão e os seus reflexos? Existe uma “comunidade de trabalho” no processo? Qual o papel das partes e do juiz?

O evento tem como objetivo discutir as principais mudanças e efeitos com a promulgação do CPC/15, dados os desafios que a vigência da lei trouxe para o direito processual brasileiro. Um dos temas escolhidos é justamente a relação entre as partes e o juiz, com diversos institutos jurídicos que alteraram essa relação. Com isso, propor um foco na questão da possibilidade da cooperação entre as três partes do processo será de extrema valia para uma discussão técnica de ponta sobre o tema.

Os palestrantes serão Pedro Ricardo e Serpa, advogado e docente do FGV LAW em disciplinas de Processo Civil e Swarai Cervone de Oliveira, docente do FGV LAW em disciplinas de Processo Civil e juiz do TJSP. Já a moderação ficará a cargo de Maria Claudia Girotto do Couto, gestora da Coordenação Acadêmica do FGV LAW.

Para realizar a sua inscrição, acesse o site.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.