CPDOC promove debate sobre História Oral com a Northwestern University

27 Junho 2011

Em 15 e 16 de junho, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) promoveu, em conjunto com o Nicholas D. Chabraja Center for Historical Studies, da Northwestern University, o ?Joint Graduate and Faculty Workshop?. O tema do encontro, em que pesquisadores do CPDOC e da Northwestern discutiram e comentaram trabalhos apresentados por alunos de pós-graduação das duas instituições, foi ?Old Debates and New Challenges in Oral History?.As mesas de debate levataram temáticas como o ativismo negro nas perspectivas transnacionais e histórica, agência e intenção na construção das Histórias Orais, ?Raça? e a construção da memória, e autorepresentação histórica e políticas urbanas.O encontro, organizado pela Professora Mariana Cavalcanti, do CPDOC, contou ainda com a apresentação da Professora Luciana Heymann, também do Centro. Luciana levantou questões sobre os desafios que se colocam à História Oral. A reflexão foi elaborada com base na coleção de entrevistas de História Oral do CPDOC, que, iniciada em 1975, hoje soma mais de 6 mil horas. A professora Verena Alberti, coordenadora de Documentação do CPDOC, também participou do evento e contribuiu com sugestões para os trabalhos dos alunos.Mais sobre o Programa de História Oral do CPDOC, um dos pioneiros no mundo, pode ser consultado em: http://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral.