Direito

CPDP LatAm 2024: Evento debate governança de dados

O tema do evento desse ano é “Governança de dados: da América Latina ao G20

Compartilhe:
CPDP LatAm 2024: Evento debate governança de dados

O Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio é o organizador da Computers Privacy and Data Protection Conference Latin America (CPDP LatAm) 2024, com debates multissetoriais, que acontece nos dias 17 e 18 de julho, na sede da FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro. 

Considerando a presidência brasileira do G20 nesse ano, o encontro terá como tema central “Governança de dados: Da América Latina ao G20”. A CPDP LatAm 2024 será um evento paralelo oficial do T20, o grupo de think tanks do G20.

O evento é uma oportunidade única de reunir perspectivas variadas dos maiores especialistas da região latino-americana e dos países do G20 a respeito da proteção de dados e seu impacto sobre a democracia, a inovação e a regulação. Para tanto, o evento contará com duas sessões plenárias, 27 sessões organizadas ao longo de dois dias, e será seguido de um side event dedicado à “Soberania Digital no G20”, no dia 19 de julho.  

O evento incluirá um keynote do Max Schrems, fundador da organização NOYB, conhecido mundialmente pelos casos Schrems I e II do Tribunal de Justiça da Uniao Europeia, que levaram a renegociação das transferências de dados entre EU e UEA. Com moderação de Luca Belli, professor e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, e de Nicolo Zingales, professor e coordenador do Núcleo de e-Commerce da instituição; o evento contará com reguladores, acadêmicos, e representantes de organizações da sociedade civil, organizações intergovernamentais, e corporações de 24 países diferentes.

A sessão plenária de abertura contará com a participação de Ana Brian, Relatora da ONU para Privacidade, Waldemar Gonçalves, Presidente da ANPD, Luanna Roncaratti, Secretária do Ministério de Gestão e Inovação do Brasil, Armando Manzueta, Diretor de Transformação Digital República Dominicana, Ahmad Bhinder, Diretor de Inovação Política na Organização de Cooperação Digital, Andreia Saad, Diretora de Proteção de Dados da Globo, e Samantha Oliveria, DPO do Mercado Livre.

A sessão plenária de encerramento contará com a participação de Max Schrems, fundador da NOYB, Estela Aranha, membra do Órgão Consultivo sobre IA da ONU, Grenfieth Sierra Cadena, Superintendente de Proteção de Dados da Colômbia, Jonathan Mendoza, Secretário de Proteção de Dados do Mexico, Natalia Lima, Compliance Officer da Huawei, Caitlin Mulholland, professora e reitora da Faculdade de Direito da PUC, Nikhil Pahwa, fundador do portal de notícias Medianama e Laura Schertel, Professora do IDP. 

Serviço 

Data: 17 e 18 de julho 
Local: Centro Cultural da FGV – Praia de Botafogo, 186 – Botafogo 
Para informações e programação completa, clique aqui. 
Para inscrições, clique aqui.