CPS lança hoje pesquisa ?Impactos de Incentivos sobre a Vida Escolar?

05 Dezembro 2011

O Centro de Pesquisas Sociais acaba de lançar, em coletiva de imprensa no prédio da Praia de Botafogo, a pesquisa Impactos de Incentivos sobre a Vida Escolar?. A pesquisa analisa os impacto de incentivos financeiros no aprendizado escolar na presença dos pais e alunos na escola ? o que seria o lado mais permanente dos programas de transferência de renda. O estudo se debruça sobre a experiência da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro com o ?Família Carioca? e seu ?Cartão Família Carioca? (CFC), que combina ações de acompanhamento, incentivo e merecimento tais como avaliações bimestrais de alunos, avaliações externas bianuais e prêmios  por desempenho de professores vinculado ao dos alunos e de performance para o estudante. Os resultados da pesquisa sugerem que incentivos a insumos e a produtos escolares são medidas eficazes e complementares.  O resultado do estudo estará disponível em www.fgv.br/cps/fci Leia também artigo de Marcelo Néri sobre a pesquisa na Folha de São Paulo.