Cursos livres sobre Relações Étnico-raciais e Open Finance são oferecidos na área de Direito

As inscrições seguem abertas até 9 de outubro e as aulas acontecerão na sede da FGV.
22 Setembro 2022

Direitos das Relações Étnico-raciais e Open Finance são temas de atividade complementares de curta duração que a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) oferece a estudantes de graduação, a partir do mês de outubro. Promovidas para o público da instituição, as atividades são abertas a alunos de outras instituições de ensino superior. As inscrições prosseguem abertas até o dia 9 de outubro. Presenciais, os encontros serão realizados na sede FGV (Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

Uma das opções é o curso “Direitos das Relações Étnico-raciais: reflexões a partir dos direitos quilombolas e dos patrimônios afro-brasileiros”, que vai analisar as questões relacionadas à etnicidade e ao racismo na agenda das instituições e da sociedade brasileira. Os encontros serão realizados nos dias 20 e 27/10; 03, 10 e 17/11, totalizando 10 horas de carga horária.

Há, ainda, a opção “Por dentro do Open Finance: regulação financeira e securitária, tecnologia e proteção de dados”, com o objetivo de promover um amplo debate com os alunos sobre a implementação do Open Finance no Brasil (Open Banking e Open Insurance), o qual envolve o movimento regulatório iniciado pelo Banco Central do Brasil para promover e ampliar a abertura e democratização da utilização de serviços financeiros no País.

Com esse programa, a escola pretende contribuir para que os alunos compreendam as balizas regulatórias adotadas, tanto no setor financeiro, como no securitário, assim como a relevância da tecnologia (fintechs) e da proteção de dados (Lei Geral de Proteção de Dados) nesse movimento. Para tanto, as aulas serão realizadas nos dias 28/10; 04/11, 11/11, 18/11 e 25/11, compreendendo uma carga de 10 horas/aulas.

Outras informações podem ser obtidas no site.

Para realizar a sua inscrição, acesse o site.