DAPP apresenta nova versão de ferramenta sobre financiamento de campanha

Além do volume, setor de atuação das empresas e destino do dinheiro, a nova visualização do Mosaico exibe, através de cores, o percentual das doações diretas e indiretas.
Institucional
18 Março 2016

Com o objetivo de aperfeiçoar a compreensão dos dados disponibilizados pelos órgãos públicos, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) acaba de lançar um novo recurso do Mosaico Eleitoral, plataforma que disponibiliza informações ao cidadão sobre quem são os agentes econômicos envolvidos nas doações a campanhas eleitorais. Agora, o Mosaico possibilita a visualização com mais clareza do caminho percorrido pelos financiamentos.

Além do volume, setor de atuação das empresas e destino do dinheiro, a nova visualização do Mosaico exibe, através de cores, o percentual das doações diretas e indiretas. Quanto maior a proporção de financiamento direto nas campanhas dos candidatos, mais claro é o gráfico; quanto maior a destinação aos partidos políticos, mais escuro. A ferramenta, que permite a navegação pela prestação de contas de todos os candidatos à Presidência da República, ao governo dos Estados e aos cargos do Senado e da Câmara dos Deputados, tem o intuito de mostrar como diferentes atores econômicos distribuíram seus recursos, de acordo com seus interesses.

Para Luís Felipe da Graça, pesquisador da DAPP, é importante que a sociedade se aproprie e retome esses dados, mesmo transcorrido mais de um ano do período eleitoral. ?É importante saber quais foram as empresas que apoiaram as candidaturas dos políticos que estão hoje no cargo. O Mosaico Eleitoral é uma plataforma a ser usada durante todo o mandato, para debatermos a relação entre os atores políticos e os interesses privados?, defende.

O pleito eleitoral de 2014 foi o último antes da decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar inconstitucional o financiamento de pessoas jurídicas a campanhas políticas. Um dos tópicos que podem ser observados pelo Mosaico sobre as últimas eleições é a diferença entre as campanhas eleitorais para presidência dos dois partidos que receberam o maior volume de doações. Enquanto 84% do financiamento empresarial da campanha de Dilma Rousseff (PT) foi aplicado diretamente, apenas 9,75% das doações do candidato Aécio Neves (PSDB) não ocorreram via partido.

Para saber mais sobre o Mosaico Eleitoral, clique aqui e confira a ferramenta completa.