Debate virtual discute avaliação de políticas públicas em órgãos de controle

O FGV EESP CLEAR (Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e Brasil) da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) promove um webinar sobre avaliação de políticas públicas em órgãos de controle. Aberto ao público, o evento será realizado no dia 29 de maio, às 18h e será exibido ao vivo no canal da FGV no YouTube. O evento faz parte da Semana de Avaliação gLOCAL, convocada pela Iniciativa Global de Avaliação (GEI).
O webinar é voltado principalmente a gestores públicos, sejam aqueles que atuam como avaliadores, decisores ou em órgãos finalísticos, com o objetivo de aprofundar o debate sobre práticas institucionais de avaliação de políticas públicas em órgãos de controle nos estados brasileiros. A avaliação de políticas públicas acontece em um contexto permeado por instituições com mandatos distintos, que conduzem avaliações com finalidades distintas. Portanto, o gestor público, ao se inserir nesse contexto, deverá se atentar a essa pluralidade de práticas institucionais, bem como buscar mecanismos de colaboração e cooperação.
Para tanto, os participantes conhecerão mais de perto o papel dos Tribunais de Contas em relação às auditorias operacionais e outras práticas, tais como prestação de contas. A Rede Integrar, que reúne os Tribunais de Contas dos estados e o Tribunal de Contas da União, atua na criação de mecanismos de cooperação para fiscalização e aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas públicas descentralizadas no Brasil. Os participantes também serão introduzidos às Controladorias do Poder Executivo, que muitas vezes agem como "fiscais" de práticas institucionais e, em alguns casos, assumem papel de avaliadores. A experiência da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais será aprofundada no evento.
A moderadora será Gabriela Lacerda (gerente executiva do FGV EESP CLEAR). Como palestrantes farão parte: Renata Silveira Carvalho (auditora federal de controle externo no Tribunal de Contas da União e compõe a Secretaria Executiva da Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentralizadas); Rodrigo Fontenelle (controlador-geral do Estado de MG). A debatedora será Lorena Mello e Figueiredo (pesquisadora FGV EESP CLEAR).
Os interessados em participar devem se inscrever neste link.
Notícias relacionadas
- Políticas Públicas07/06/2023
- Políticas Públicas02/06/2023
- Políticas Públicas29/05/2023