Desafios da notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje

Ciências Sociais
18 Setembro 2017
Desafios da notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje

Historiadora e estudiosa da imprensa brasileira, a professora Alzira Alves de Abreu, pesquisadora da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), lança, na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, às 18h, o livro “Desafios da notícia: o jornalismo brasileiro ontem e hoje”, publicado pela Editora FGV.

O livro, que é composto por 12 artigos sobre jornalismo, traz textos divulgados em seminários e congressos de História e Ciências Sociais entre os anos de 1996 e 2016. A publicação aborda diferentes temas que, em conjunto, apresentam alguns dos caminhos percorridos pela atividade jornalística no país, sobretudo durante o regime militar e a redemocratização, período de profundas transformações técnicas e profissionais nas redações.

Entre os temas presentes no livro, estão, por exemplo, a criação das editorias de Economia – surgidas como contexto de resistência em meio à censura exercida sobre o noticiário político – e apresenta ainda as distintas etapas de produção do jornalismo impresso e a inovação do jornalismo eletrônico, com a exigência de um novo jornalista – profissional conhecedor de novos formatos e linguagens.

Com a objetividade do texto jornalístico e o rigor do estudo acadêmico, as análises reunidas na obra, em alguns casos ao amparo de depoimentos colhidos em entrevistas com nomes da imprensa nacional, organizam um material de grande valia para estudantes e também para profissionais.

Antes do lançamento, que será realizado na Livraria FGV, localizada no térreo da sede da FGV (Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro), a Editora FGV organiza um bate-papo com a autora sobre as histórias da imprensa brasileira, às 16h. O encontro terá a participação da professora Marieta de Moraes Ferreira, responsável pela abertura do evento, e da professora Joëlle Rouchou, que apresentará um pouco da grande obra da professora Alzira, e acontece também na sede da FGV, no Auditório 537, sem necessidade de inscrição prévia.