Difusão de políticas públicas e a América Latina é tema de evento online

03 Novembro 2020
Difusão de políticas públicas e a América Latina é tema de evento online

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) promove, no dia 4 de novembro, um debate online e gratuito sobre a difusão de políticas públicas e a América Latina. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 18h.

Os países latino-americanos foram durante muito tempo importadores de políticas públicas e instituições do Norte Global. O legado colonial e os vínculos estabelecidos por meio das relações internacionais durante o século XX favoreceram a adoção de instituições políticas da Europa e Estados Unidos.No entanto, nas últimas décadas, surgiu uma nova conjuntura em que as inovações em políticas públicas desenvolvidas na América Latina começaram a se difundir na direção Sul-Sul e até mesmo Sul-Norte. São exemplos: o Orçamento Participativo e o programa Bolsa Família do Brasil, bem como as políticas de transporte urbano da Colômbia.

Diante desse contexto, o webinar refletirá questões como: por que as políticas latino-americanas foram difundidas dentro e fora da região? Quais agentes estiveram envolvidos? Quais forças influenciaram esses processos? Além disso, apresentará os resultados da publicação "Latin America and Policy Diffusion" (Routledge, 2019), cuja publicação está prevista para ainda este ano, em português.

O palestrante será Osmany Porto de Oliveira, professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A moderação será de Fernando Filgueiras, professor da FGV EPPG e Edson Kondo, diretor FGV EPPG.

Para mais informações e inscrições acesse o site.