DINT/FGV e COPPE/UFRJ incentivam a criação de uma rede internacional de estudos de cultura de segurança industrial

25 Março 2011

O atual crescimento industrial brasileiro faz da gestão e controle de riscos uma questão de grande importância para o desenvolvimento nacional. Neste sentido a DINT/FGV, a UFRJ e o Institut pour une Culture de Securité Industrielle ? ICSI, de Paris, França, uniram forças visando incentivar a criação de um network semelhante. Nestes dias, o tema se tornou ainda mais relevante devido ao terremoto, tsunami e acidente nuclear no Japão. O objetivo principal é criar um espaço de compartilhamento de boas práticas entre as grandes empresas e as principais Universidades, do país e do exterior,para desenvolver uma cultura de segurança industrial no país, ressaltando os fatores humanos e organizacionais. No dia 18 de março, a DINT/FGV organizou uma reunião para discutir o tema e os passos futuros para a criação de um Instituto de Cultura de Segurança Industrial no Brasil, ao longo do ano de 2011. Por intermédio desta rede, as instituições de ensino envolvidas poderão, no futuro, oferecer cursos, treinamentos, MBAs, consultorias e realizar pesquisas  nos temas envolvendo fatores humanos e organizacionais da segurança industrial. Participaram da reunião as empresas Air Liquide, Eletronuclear, Petrobras, Rhodia Brasil, Sanofi Aventis Brasil e  Target Américas. A reunião foi coordenada pelos professores Eduardo Marques e Yann Duzert, pela DINT, Francisco Duarte, pela PEP/COPPE/UFRJ e Ivan Boissières, pelo ICSI ? Europa.