DIREITO GV debate mecanismos de combate à corrupção internacional

04 Agosto 2011

Nos últimos anos, o aumento dos casos de corrupção e a sensação de impunidade levaram a opinião pública a aumentar a vigilância em relação às autoridades e empresas, o que provocou uma necessária avaliação dos mecanismos legais e institucionais de combate a essa modalidade de crime. Para debater como o papel das jurisdições internacionais no combate da corrupção transnacional, o Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da DIREITO GV promove na próxima terça-feira, a partir das 13h30, um encontro para discutir os resultados do projeto de pesquisa ?Regime transnacional anticorrupção em ação: estudos de caso no Brasil e na Argentina?. No encontro, estarão presentes os professores Kevin Davis, da Escola de Direito da Universidade de Nova York, Guillermo Jorge, da Escola de Direito da Universidade de San Andrés (Argentina) e Maíra Rocha Machado, da DIREITO GV. O projeto foi financiado pela agência canadense IDRC (Internacional Development Research Center) e desenvolvido em parceria com a Universidade San Andres e a Universidade de Nova York.  A pesquisa está baseada em dois estudos de caso. No Brasil, a equipe estudou o caso TRT-SP, e, na Argentina, o caso Siemens. As narrativas dos casos serão em breve disponibilizadas no site da Casoteca Latino-americana de Políticas Públicas, em português, inglês e espanhol.