Direito Internacional, justiça e política externa: Aula magna nos EUA discute interconexão

A aula magna discutiu caminhos alternativos para superar as tensões entre Ocidente e Sul Global no contexto das guerras ora em andamento na Ucrânia e no Oriente Médio.
Relações Internacionais
17 Abril 2024

O professor Matias Spektor da Escola de Relações Internacionais da FGV (FGV RI) ministrou a aula magna “Justice Stephen Breyer sobre Direito Internacional” em Brookings Institution (Washington DC) no dia 5 de abril. A série anual de Aulas Magnas “Justice Stephen Breyer sobre Direito Internacional” explora questões críticas na intersecção entre o direito internacional, justiça e política externa, e busca oferecer soluções eficazes para um mundo cada vez mais interconectado.

Intitulada “Estados Unidos, Ocidente e o direito internacional na era da competição estratégica”, a aula magna discutiu caminhos alternativos para superar as tensões entre Ocidente e Sul Global no contexto das guerras ora em andamento na Ucrânia e no Oriente Médio.

Durante a aula, o professor lidou com as seguintes perguntas:

• Os países ocidentais ainda podem sustentar uma ordem internacional baseada em regras?
  • A atual estrutura legal internacional é adequada para regrar o relacionamento entre as nações?
  • Como as instituições multilaterais podem ajudar a preservar o direito internacional e garantir responsabilização em casos de violação?
  • Quais aspectos da ordem precisam mudar, e como?

“É uma honra imensa ministrar a Justice Breyer Lecture em Brookings, além de um grande desafio na atual conjuntura política internacional”, afirmou o professor Matias Spektor. “Afinal de contas, as guerras na Ucrânia e em Gaza estão pressionando o direito internacional de forma inédita”, ressaltou Matias Spektor, professor da Escola de Relações Internacionais (FGV RI).

O evento pode ser visto na íntegra neste link.