Direito Rio seleciona doutores e doutorandos para programa de bolsas

Os selecionados desenvolverão seus projetos em um dos três centros de pesquisa da Direito Rio: Justiça e Sociedade, Direito e Economia e Tecnologia e Sociedade. Com duração de seis meses, o programa inclui participação em projetos e desenvolvimento de workshops e pequenos cursos ou aulas para alunos de graduação.
05 Abril 2017

Doutores e doutorandos brasileiros e estrangeiros têm até o dia 30 de abril para candidatar-se a bolsas de pesquisa do programa Fellows in Rio 2017-2018. O programa, promovido pela Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), está em sua quarta edição e selecionará pesquisadores em Direito ou em áreas correlacionadas a essa disciplina.

Os selecionados desenvolverão seus projetos em um dos três centros de pesquisa da FGV Direito Rio: Justiça e Sociedade (CJUS), Direito e Economia (CPDE) e Tecnologia e Sociedade (CTS). Com duração de seis meses, o programa inclui participação em projetos e desenvolvimento de workshops e pequenos cursos ou aulas para alunos de graduação, em conjunto com professores da FGV.

Segundo Eduardo Jordão, coordenador do Fellows in Rio, é interessante que as propostas tenham aderência às linhas de pesquisa já realizadas pela FGV, como as relacionadas à regulação da internet e à atuação do Supremo Tribunal Federal, ou que sejam de grande relevância para o meio acadêmico.

“Ao abrirmos espaço para os pesquisadores, tomamos contato com as principais pesquisas que estão sendo realizadas em todo o mundo. É uma iniciativa muito importante para o processo de internacionalização da Escola. Na última edição, atingimos um número alto de inscrições de pesquisadores de mais de 50 diferentes nacionalidades”, destacou Jordão.

Nas primeiras edições, candidataram-se pesquisadores de importantes universidades brasileiras e estrangeiras, entre as quais USP, UnB, UERJ, UFPR, UFBA e PUC-RJ; Harvard, Yale e NYU (Estados Unidos); SciencesPo e Sorbonne (França); London School of Economics e Oxford University (Inglaterra); Universidades de Hamburgo, Heidelberg e de Augsburgo (Alemanha); Jindal University (Índia) e Universidad Austral (Argentina).

Os interessados devem ter doutorado completo ou em andamento e podem optar pelo período de agosto a dezembro de 2017 ou de janeiro a junho de 2018. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cri.direito@fgv.br, com indicação do semestre escolhido, envio de currículo ou link para a plataforma Lattes/ CNPq e proposta de pesquisa ou resumo da tese com até 5 mil caracteres. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site.