Diretor de Integração Acadêmica apresenta compromissos voluntários do Brasil no último dia da Rio+20
O Diretor de Integração Acadêmica da FGV, professor Antonio Freitas, apresentou os compromissos voluntários do Brasil para o desenvolvimento sustentável em coletiva de imprensa realizada no dia 22 de junho, sexta-feira ? último dia da Rio +20. A participação de Freitas foi um convite de Brice Lalonde, coordenador-executivo da conferência da ONU.
O professor afirmou que a sustentabilidade deve ser incluída no currículo das instituições brasileiras de ensino superior já no ano que vem, e que a medida deve ser estendida do pré-escolar ao ensino médio no futuro. ?Não faz sentido ensinar Finanças sem ensinar Ética ou Meio Ambiente. Educação superior é o começo, mas tem que ser em todas [as séries]. Incentivo a todos que façam ações. Não é só compromisso financeiro, precisamos de comprometimento dos governos?, enfatizou.
A inclusão da sustentabilidade no currículo faz parte das Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental, anunciadas na semana passada durante a Rio+20. Freitas presidiu a comissão que redigiu o parecer e a resolução que tornam a disciplina obrigatória.
Sobre a Rio + 20, Freitas acredita que ?ela faz parte da discussão de um mundo melhor, em que haja respeito aos valores e interesses de cada um. Respeito ao ser humano como ele é?, falou a FGV Notícias.
Antonio Freitas é também presidente do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração (CLADEA), membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Principles for Responsible Management Education (PRIME ? ligado a ONU).
Leia também