Diversidade como força de transformação social é tema de simpósio em São Paulo
Evento reúne especialistas, coletivos e pesquisadores para discutir inclusão, representatividade e justiça social

A Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) realiza o I Simpósio de Diversidade, encontro que propõe uma reflexão coletiva sobre a diversidade como eixo estruturante de transformação social. O evento reunirá a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e o público em geral em três dias de atividades voltadas ao debate, à produção de conhecimento e à valorização de trajetórias diversas.
O simpósio será um espaço de diálogo, ação e integração entre diferentes perspectivas, unindo pesquisa, cultura e engajamento social.
No primeiro dia, as discussões se concentrarão nas vivências e representatividades LGBTQIAPN+, com a participação de pessoas atuantes em diferentes segmentos da sociedade. O dia culminará na elaboração de um manifesto coletivo sobre a importância da diversidade em ambientes acadêmicos e sociais.
O segundo dia marcará o lançamento do estudo “LGBTfobia como crime de racismo”, desenvolvido pelo FGV Justiça Racial, seguido de debates com especialistas e lideranças políticas sobre justiça, direitos e enfrentamento das violências contra pessoas LGBTQIAPN+.
Encerrando a programação, o terceiro dia abordará o diálogo interseccional entre raça, gênero e justiça, reunindo representantes da academia, do setor privado e da educação para discutir caminhos de transformação e equidade.
Além das mesas temáticas, o simpósio contará com atividades culturais e artísticas, reforçando o compromisso da FGV Direito SP em promover um ambiente plural e acolhedor, onde a diversidade é reconhecida como elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Saiba mais e inscreva-se aqui.
Leia também