Documentário iraniano ?Onda Verde? é exibido na FGV São Paulo
Institucional
11 Agosto 2011
O Centro de Relações Internacionais da FGV promoveu, no dia 4 de agosto, a exibição do documentário ?Onda Verde?, na Direito GV. O documentário ? dirigido pelo iraniano Ali Samadi Ahadi ? trata da euforia e da desolação populares que se seguiram às eleições presidenciais de 2009 no Irã, a partir de depoimentos, vídeos e textos produzidos por pessoas diretamente ligadas aos protestos. Da perspectiva de hoje, os protestos no Irã podem ser vistos como um precursor da primavera árabe pouco mais de um ano depois.
Após o término do filme, Flavio Rassekh iniciou o debate enfatizando, ao longo de toda a sua fala, a defesa dos direitos humanos e dos movimentos pró-democracia no Irã. O professor Salem Nasser reconheceu a gravidade da instabilidade política no Irã, mas fez questão de ressaltar a importância de não nos atermos a uma única interpretação da realidade. Segundo ele, o documentário não representa, necessariamente, a postura da sociedade iraniana como um todo. A professora Marcia Camargos falou sobre o contexto histórico e político do Irã, trazendo à tona importantes aspectos daquela sociedade, inclusive do período anterior à Revolução Islâmica. O público também teve oportunidade de participar no debate.
O debate contou com a participação de Flávio Rassekh, da ONG UNITED4IRAN e dos professores Marcia Camargos (USP) e Salim Nasser (FGV-SP). A mediação ficou por conta do professor Oliver Stuenkel, pesquisador do Centro.
Notícias relacionadas
- Institucional04/10/2024
- Institucional03/10/2024
- Institucional01/10/2024