Economia

Doutor em economia pela FGV EPGE, professor da FGV EESP recebe prêmio internacional por pesquisa na área ambiental

Rafael Carlquist Rabelo de Araujo completou tanto mestrado quanto doutorado na FGV EPGE. Após sua pós-graduação, o ex-aluno foi contratado pela FGV EESP na posição de professor assistente.

Compartilhe:
Doutor em economia pela FGV EPGE, professor da FGV EESP recebe prêmio internacional por pesquisa na área ambiental

Rafael Carlquist Rabelo de Araujo, ex-aluno do programa de doutorado da FGV EPGE e professor da FGV EESP, recebeu o prêmio Wallace E. Oates de melhor tese de doutorado. A premiação é organizada pela AERE (Association of Environmental and Resource Economics) e destaca, a cada ano, o melhor trabalho final de doutorado no campo da economia ambiental. Ao longo dos últimos três anos, o prêmio foi concedido a ex-alunos das universidades Columbia, Berkeley e Yale.

O comitê da premiação destaca que a tese se sobressaiu pela notável integração entre modelos econômicos e climáticos. O trabalho proporciona uma compreensão abrangente da conexão entre decisões de desmatamento e padrões de chuva. A abordagem inovadora permite que decisões econômicas influenciem diretamente fatores climáticos regionais, um feito notável na interseção entre economia e meio ambiente.

No Brasil, a tese também foi vencedora do Prêmio Haralambos Simeonidis, e recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023.

Rafael completou tanto mestrado quanto doutorado na FGV EPGE, tendo como orientador o professor Francisco Costa, e trabalhou como analista sênior no Climate Policy Initiative Brazil (CPI). Após sua pós-graduação, o ex-aluno foi contratado pela FGV EESP na posição de professor assistente.