Doutor em economia pela FGV EPGE, professor da FGV EESP recebe prêmio internacional por pesquisa na área ambiental
Rafael Carlquist Rabelo de Araujo, ex-aluno do programa de doutorado da FGV EPGE e professor da FGV EESP, recebeu o prêmio Wallace E. Oates de melhor tese de doutorado. A premiação é organizada pela AERE (Association of Environmental and Resource Economics) e destaca, a cada ano, o melhor trabalho final de doutorado no campo da economia ambiental. Ao longo dos últimos três anos, o prêmio foi concedido a ex-alunos das universidades Columbia, Berkeley e Yale.
O comitê da premiação destaca que a tese se sobressaiu pela notável integração entre modelos econômicos e climáticos. O trabalho proporciona uma compreensão abrangente da conexão entre decisões de desmatamento e padrões de chuva. A abordagem inovadora permite que decisões econômicas influenciem diretamente fatores climáticos regionais, um feito notável na interseção entre economia e meio ambiente.
No Brasil, a tese também foi vencedora do Prêmio Haralambos Simeonidis, e recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023.
Rafael completou tanto mestrado quanto doutorado na FGV EPGE, tendo como orientador o professor Francisco Costa, e trabalhou como analista sênior no Climate Policy Initiative Brazil (CPI). Após sua pós-graduação, o ex-aluno foi contratado pela FGV EESP na posição de professor assistente.
Notícias relacionadas
- Economia06/09/2024
- Economia05/09/2024
- Economia04/09/2024