EBAPE analisa reeleição no Journal of Politics in Latin America

O artigo, escrito em parceria com o professor Lucio Rennó, da Universidade de Brasília (UnB), enfoca os fatores que influenciam tanto a escolha da carreira e o sucesso eleitoral dos que concorrerem à reeleição, bem como aqueles que tentam obter outras posições políticas.
13 Dezembro 2013

O cientista político e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE), Carlos Pereira, teve seu artigo ?Should I Stay or Should I Go? Explaining Political Ambition by Electoral Success in Brazil? publicado no Journal of Politics in Latin America, um dos mais novos e promissores periódicos dedicados à política comparada na América Latina.O artigo, escrito em parceria com o professor Lucio Rennó, da Universidade de Brasília (UnB), enfoca os fatores que influenciam tanto a escolha da carreira e o sucesso eleitoral dos que concorrerem à reeleição, bem como aqueles que tentam obter outras posições políticas, usando o Brasil como um estudo de caso ? já que possui um ambiente multipartidário e um poder executivo forte.De acordo com o professor Carlos Pereira, o estudo mostra que a maioria dos parlamentares concorre à reeleição no Brasil porque esta opção oferece menos riscos à sobrevivência eleitoral dos legislados. ?Ou seja, a ?ambição estática? não é condicionada pelo desejo intrínseco de desenvolver uma carreira no legislativo e nem porque o legislativo oferece as melhores condições institucionais e profissionais para o melhor exercício do mandato?, resume.O Journal of Politics in Latin America é uma revista dedicada a promover uma compreensão mais profunda do processo político e as instituições políticas da região. Clique e acesse.