EESP debate definição de classe média no Brasil
O Centro de Estudos de Microeconomia Aplicada da EESP realizou ontem um debate sobre como definir a classe média no Brasil, mediado pelo professor da escola e coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada, André Portela.
O debate ?Definindo a Classe Média no Brasil? contou com a presença do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Moreira Franco, do secretário de Ações Estratégicas, Ricardo Paes de Barros, do professor José Afonso Mazzon, da Faculdade de Economia e Administração da USP, e do coordenador do Comitê do Critério Brasil/ Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep) e Sócio-Diretor da LARC, Luis Eduardo Pilli.
O objetivo do seminário foi analisar o critério de classificação econômica adotado pelo governo brasileiro, diante das diversas transformações sociais e econômicas que o país passou ao longo da última década. Entre elas, o aumento da diferença entre as taxas de crescimento da renda dos mais pobres e dos mais ricos e a expansão da classe média brasileira. A definição de quem faz parte deste grupo é essencial para a formulação de políticas públicas adequadas a nova realidade brasileira.
Enquanto Moreira Franco defendeu os critérios atualmente utilizados pelo órgão a partir de projeções da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), Mazzon também considera variáveis como nível de escolaridade, patrimônio e ocupação. Já o Critério Brasil, da Abep, define as classes sociais a partir de características domiciliares.
O debate ?Definindo a Classe Média no Brasil? aconteceu às 9h, no auditório da EESP.
Leia também