EESP e Estadão realizam 4 º curso de jornalismo econômico

Durante três meses, os participantes terão atividades em período integral, com aulas de professores da EESP e atuação nas redações do grupo. Monitorados por profissionais do Grupo Estado, eles também assistirão a palestras e a coletivas de imprensa com líderes da economia nacional.
09 Janeiro 2014

Começou ontem, dia 8 de janeiro, a seleção para o 4º Curso Estado de Jornalismo Econômico ? promovido pelo Grupo Estado e pela Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP). O programa é gratuito e oferece 25 vagas para jovens jornalistas, formados em 2012 e 2013, e alunos no último semestre da graduação. Durante três meses, os participantes terão atividades em período integral, com aulas de professores da EESP e atuação nas redações do grupo. Monitorados por profissionais do Grupo Estado, eles também assistirão a palestras e a coletivas de imprensa com líderes da economia nacional. Todo o conteúdo teórico de economia foi definido em conjunto por editores do Grupo Estado e professores da FGV, e inclui disciplinas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro nacional e internacional,  mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística.Em edições anteriores, o curso recebeu personalidades como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a presidente da Petrobras, Graça Foster, entre outros.Inscrição e processo seletivoAs inscrições devem ser feitas online até o dia 2 fevereiro, através do endereço www.estadao.com.br/focas. O candidato precisa cadastrar currículo e escrever uma justificativa de interesse no curso, além de informar qual foi, em sua opinião, a notícia mais importante da cobertura econômica em 2013, explicando sua escolha. O processo ainda inclui testes de múltipla escolha de conhecimentos econômicos, português e inglês.Até 75 jovens serão aprovados para a segunda fase da seleção, na sede do Grupo Estado, na qual passarão por prova de conhecimentos gerais e farão uma reportagem econômica. Haverá também entrevista com profissionais do Grupo Estado.O resultado será divulgado em 23 de fevereiro.Já o curso acontece do dia 10 de março ao dia 6 de junho.