Election Watch conta com apoio da FGV DAPP para monitoramento de redes nas eleições da Áustria

Equipe analisou vídeos com conteúdos políticos no Youtube a partir de metodologia própria e pioneira de categorização linguística, que foi aplicada ao contexto político da Áustria, em alemão
Políticas Públicas
21 Fevereiro 2020
Election Watch conta com apoio da FGV DAPP para monitoramento de redes nas eleições da Áustria

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) integrou uma equipe internacional liderada pelo Election Watch, uma organização austríaca de observadores eleitorais, para o monitoramento e análise da campanha eleitoral nos canais de mídia social durante as eleições parlamentares de 2019 na Áustria.

O objetivo do projeto, realizado em cooperação com o Democracy Reporting International (DRI), MEMO98 e o grupo Data4Good, com a participação de pesquisadores da Universidade de Viena, foi testar novos métodos de monitoramento de campanhas eleitorais no ambiente digital. Os resultados foram sistematizados e publicados neste relatório final, que também inclui um conjunto de recomendações.

Entre setembro e outubro de 2019, a equipe da FGV DAPP, integrada pelos pesquisadores Lucas Calil e Polyana Barboza, analisou informações coletadas sobre vídeos com conteúdo político no YouTube, a partir do uso da metodologia pioneira de categorização linguística desenvolvida pela FGV DAPP e aplicada ao contexto político da Áustria, em alemão. Semanalmente foram selecionados os 25 vídeos de maior audiência utilizados ​​por políticos e partidos políticos para a campanha eleitoral.

O Election Watch solicitou ao Facebook e ao Twitter o acesso à API das plataformas para obter acesso a publicações e interações nas mídias sociais de políticos, partidos, formadores de opinião, mídia e jornalistas. Com isso, o grupo de ciência de dados de Viena Data4Good analisou um total de 26.000 publicações de políticos e partidos e 1,1 milhão de comentários de usuários (acesse os gráficos interativos dos resultados). Coube à FGV DAPP coletar informações sobre conteúdo político no YouTube, com base no dicionário de palavras-chave utilizado para Twitter e Facebook. Para acessar a íntegra do relatório, em inglês, clique aqui.

A interlocução entre a FGV DAPP e o Election Watch aconteceu por intermédio do DRI, uma organização independente de acompanhamento de processos democráticos no mundo inteiro e que participou do estudo sobre as eleições na Áustria. Como integrante de consórcio da União Europeia, o DRI convidou em 2019 a FGV DAPP para integrar workshop em Bruxelas, no Parlamento Europeu, junto de pesquisadores de instituições do mundo inteiro, de desenvolvimento de metodologias de pesquisa em redes sociais sob contextos eleitorais.

A partir desse workshop, foi publicado em outubro de 2019 documento consolidado com recomendações e diretrizes metodológicas para a pesquisa em redes sociais, com a contribuição de pesquisadores da FGV DAPP. Esse projeto foi uma iniciativa pioneira, em âmbito internacional, de regulação e sistematização de processos de pesquisa aplicada em ambientes digitais.