Eleições municipais e as novas ondas na política é tema de novo livro da FGV Editora

Último volume da trilogia iniciada em 2011 destaca as “novas ondas na política”.
Políticas Públicas
18 Setembro 2020

A trilogia, contemplada pelos livros: Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais (2011) e A lógica das eleições municipais (2016), ganha seu último volume intitulado Eleições municipais: novas ondas na política, publicado pela FGV Editora.

Nesta nova coletânea, organizada por Antonio Lavareda e Helcimara Telles, 33 autores, entre professores, pesquisadores e avaliadores de instituições de ensino e pesquisa no Brasil, Alemanha, Bolívia e Espanha, assinam os 14 artigos publicados.

O livro testemunha a chegada das novas ondas na política, fenômeno mundial que repercute no Brasil, onde ganha feição própria, incorporado às nossas especificidades. Os capítulos trazem informações originais de estudos quantitativos e qualitativos e seus autores interpretam essa fase de aguçamento da crise de representação, radicalização ideológica, derrota de legendas tradicionais, crescimento das alternativas identitárias e acirramento da polarização estimulada pelas mídias sociais, com experiências diversas no Brasil e nos países analisados.

Os artigos trazem reflexões sobre o surgimento e desempenho dos novos partidos de direita nas eleições municipais de 2016, o voto dos desiludidos com vitórias de outsiders nas últimas eleições municipais, a religião na política, a polarização política nas campanhas, a importância do uso das redes sociais na propaganda, a possibilidade de influência dos resultados das eleições de 2018 sobre o pleito de 2020, a influência da pandemia no processo eleitoral deste ano, além das experiências do crescimento do partido de direita radical em cidades da Alemanha, as mudanças nas eleições municipais na Espanha, a evolução do partido de Evo Morales nas eleições municipais da Bolívia, entre outras abordagens.

A obra está disponível em ebook em todas as plataformas e no formato impresso. Para mais informações sobre o livro, acesse o site.