Eleições: Sala de Democracia Digital firma parcerias para monitorar debate político

O objetivo é contribuir para um processo eleitoral mais democrático, a partir de análises de redes, do monitoramento das principais pautas do debate político e dos dados relacionados aos candidatos e aos grandes temas das políticas públicas.
Políticas Públicas
21 Agosto 2018
Eleições: Sala de Democracia Digital firma parcerias para monitorar debate político

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP) fechou parceria com veículos de mídia para a cobertura das eleições 2018. Iniciada oficialmente na última quinta, 16 de agosto, a campanha eleitoral será o foco de uma série de participações semanais da Sala de Democracia Digital em veículos de imprensa. O objetivo é contribuir para um processo eleitoral mais democrático, a partir de análises de redes, do monitoramento das principais pautas do debate político e dos dados relacionados aos candidatos e aos grandes temas das políticas públicas.

Às segundas-feiras​, uma coluna no Nexo Jornal terá como tema o comportamento do eleitor nas redes. Às terças​, o diretor da FGV DAPP, Marco Ruediger, assina uma coluna no jornal Folha de S.Paulo sobre política a partir de análise de dados, principalmente aqueles coletados nas redes sociais. Às quintas​, a FGV DAPP publica no Estadão Broadcast​, sistema de publicação de notícias em tempo real do Grupo Estado, o DAPP Report, relatório semanal dos destaques da política brasileira nas redes.

Pesquisadores da FGV DAPP também vão conversar com os apresentadores do Jornal da CBN 2ª edição sobre desinformação e o debate político nas redes. Às sextas​, no Edição das 10h ​da GloboNews​, pesquisadores comentam o desempenho dos candidatos à Presidência nas redes, apresentando dados e gráficos. Além disso, ao longo da semana, a Sala de Democracia Digital publica em parceria com a agência de fact-checking Lupa análises sobre casos de desinformação do debate político.

“A web será um espaço de debates em torno da agenda pública para o próximo governo, bem como de disputas entre atores políticos e sociais. Os textos buscarão abordar essas questões sempre a partir da análise de dados, com informações para a qualificação do debate e para a compreensão de como elas repercutem entre os brasileiros”, destaca o diretor da FGV DAPP, Marco Ruediger.

Para conhecer a Sala de Democracia Digital, acesse o site.