Institucional

Empresário da construção está menos otimista

Compartilhe:

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança da Construção (ICST) apresentou queda em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em junho, a queda do Indicador Trimestral chegou a 9,5%, o pior resultado desde dezembro de 2011.
 

Os segmentos que mais pressionaram para essa piora na comparação interanual
foram: Construção de Edifícios e Obras de Engenharia, com variação de -9,8%, ante -7,7%, em maio, e Aluguel de Equipamentos de Construção e Demolição, com operador, com variação de 3,9%, ante 6,1%, em maio.
 

Em contrapartida, destacam-se os segmentos Preparação do Terreno, com variação de -5,8%, contra -6,2%, em maio, e Obras de Infraestrutura para Engenharia Elétrica e Telecomunicação, que se encontrava em -15,0%, em maio, e foi para -13,9%, em junho.
 

O empresariado também está menos otimista: no trimestre findo em junho, o Índice de Expectativas (IE-CST) reduziu-se em 8,6%, ante queda de 6,5%, em maio. O Índice da Situação Atual (ISA-CST) também acompanhou o movimento de retração, porém de modo mais suave, passando de -9,3%, em maio, para -10,5%, em junho.