Encontro com ex-alunos celebra 10 anos da reabertura da graduação da EBAPE

05 Abril 2017

Encontros, debates sobre carreira e empreendedorismo, e sentimento de pertencimento marcaram o Encontro dos Egressos da graduação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), realizado, no dia 25 de março, no Centro Cultural da FGV. O evento reuniu mais de 150 pessoas, entre ex-alunos, alunos, professores e funcionários e faz parte de uma série de ações que a rede Alumni vem desenvolvendo para integrar seus egressos aos projetos da Escola.

Darliny Amorim, coordenadora do Alumni, abriu o encontro destacando como o evento foi criado e a importante participação dos ex-alunos na construção do projeto. Em seguida, o diretor da EBAPE, professor Flávio Vasconcellos, e o vice-diretor, professor Alvaro Cyrino, deram as boas-vindas, ressaltando que o valor da Escola está na história de seus ex-alunos.

Para fugir da programação formal dos eventos, a coordenadora da graduação Yuna Fontoura e dois alunos, Naira e Emmanuel, em um tom mais teatral, destacaram a linha do tempo da evolução da EBAPE. Para discutir os temas “carreira” e “empreendedorismo”, foram convidados três palestrantes: Leyla Nascimento (ex-presidente da ABRH Nacional), com o tema Novos paradigmas de carreira no Brasil;  Sam H. Leal Fouad (professor em escolas de negócio e escolas de direito nos EUA e no Brasil), que falou sobre Carreiras globais para brasileiros;  e  Silvio Meira (professor emérito do Centro de Informática de Recife e professor associado da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV), por videoconferência, com o tema O desafio de empreender no Brasil.

Um dos objetivos do evento foi promover uma discussão sobre como os egressos podem colaborar para o Alumni e que ações o Alumni EBAPE deve desenvolver para contribuir com a trajetória dos ex-alunos e promover o engajamento, estimulando a participação deles nos projetos da Escola. Para isso, a professora de Cultura das Organizações, Carmen Migueles, palestrou sobre Economia de Compartilhamento e Redes de Colaboração e, ao final da apresentação, propôs uma atividade com temáticas definidas e que fez o Alumni refletir sobre sua participação efetiva na Rede.