Especialista aborda importância da realização de testes no controle da COVID-19

A professora Maria Soledad Aronna abordará, a partir de um modelo matemático, como a taxa de testagem tem um efeito direto no número de reprodução básico da doença. Em particular, será mostrado como a aplicação de testes pode evitar o crescimento da curva de infectados
Matemática Aplicada
23 Junho 2020
Especialista aborda importância da realização de testes no controle da COVID-19

A Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realiza, no dia 25 de junho, a palestra online “A importância dos testes no controle da COVID-19”. O tema será apresentado pela coordenadora da graduação da Escola, professora Maria Soledad Aronna. O evento vai ser transmitido online a partir das 14h.

A professora abordará, a partir de um modelo matemático, como a taxa de testagem tem um efeito direto no número de reprodução básico da doença. Em particular, será mostrado como a aplicação de testes pode evitar o crescimento da curva de infectados.

O modelo que Aronna vai apresentar também leva em conta o distanciamento social e a quarentena para casos confirmados. O trabalho, realizado em colaboração com Roberto Guglielmi (FGV EMAp) e Lucas Moschen (FGV EMAp) também vai mostrar como a taxa de distanciamento e a rapidez da implementação da quarentena influenciam na epidemia.

Maria Soledad Aronna é Doutora em Matemática Aplicada pela Ecole Polytechnique (França). Tem experiência em Controle Ótimo (de equações diferenciais ordinárias clássicas e impulsivas, e equações diferenciais parciais) e em Epidemiologia Matemática, mais precisamente, na modelagem e análise de problemas ligados a doenças vetoriais presentes no Brasil.

Para mais informações e inscrições acesse o site.