Especialistas analisam trajetória e desafios da Justiça Eleitoral em evento no Paraná
Professores do FGV CPDOC participam de celebração dos 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral, promovida pelo TRE-PR

No último dia 9 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu, em sua sede em Curitiba, um evento em comemoração aos 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral brasileira. A celebração, transmitida ao vivo pelo YouTube, contou com a participação de autoridades e acadêmicos, entre eles os professores do FGV CPDOC Jairo Nicolau e Jaqueline Zulini.
A professora Jaqueline Zulini apresentou uma análise histórica da governança eleitoral no país, com ênfase no período de 1891 a 1937. Ela destacou os limites impostos à autonomia do serviço eleitoral na Era Vargas e os contornos autoritários da criação e reinstalação da Justiça Eleitoral. Já o professor Jairo Nicolau abordou o papel institucional da Justiça Eleitoral como mediadora política, com ênfase na atuação do TSE em momentos decisivos da democracia, como em 1955, e em sua modernização a partir da década de 1980.
O evento também celebrou os 93 anos da criação do TRE-PR e reuniu autoridades como o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, o procurador-geral do Estado, Luciano Borges, e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, entre outros representantes do Judiciário e da advocacia.
Leia também