Institucional

Especialistas debatem relações entre arqueologia e revitalização a partir das novas tecnologias

Como nos outros encontros da série, experiências internacionais serão colocadas em diálogo com a realidade carioca, de forma a inspirar novas soluções e estimular troca de conhecimentos

Compartilhe:
Especialistas debatem relações entre arqueologia e revitalização a partir das novas tecnologias

A Fundação Getulio Vargas realiza o terceiro encontro da Série Reflexões Urbanas, um ciclo de seminários idealizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para refletir sobre os desafios que enfrentam as cidades contemporâneas. O Seminário Patrimônio: Cidade Contemporânea, Arqueologia e Revitalização busca debater as complexas e potentes relações entre passado e futuro, arqueologia e revitalização, especialmente a partir das novas tecnologias. Como nos outros encontros da série, experiências internacionais serão colocadas em diálogo com a realidade carioca, de forma a inspirar novas soluções e estimular troca de conhecimentos.

Assim, o encontro contará com a participação da arqueóloga italiana, Chiara Bonnacchi, diretora do Heritage Minds Lab, da Universidade de Edimburgo, cuja pesquisa foca na política do passado no contexto da comunicação digital e das grandes massas de dados (Big Data). Sua experiência irá dialogar com o tema da arqueologia e revitalização de áreas centrais, com foco no Cais do Valongo e nos planos e programas de revitalização dos espaços históricos da área central e da área portuária na cidade do Rio de Janeiro. A proposta do seminário é pensar estratégias de informação que as redes sociais podem oferecer aos urbanistas e à sociedade no que diz respeito aos valores que as pessoas atribuem ao patrimônio urbano, e como essas informações podem contribuir para informar a tomada de decisões sobre as transformações urbanas.

Série Reflexões Urbanas

De abril a novembro, a série Reflexões Urbanas, realizada pela FGV Conhecimento com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove encontros entre urbanistas, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e público interessado sobre alguns dos principais desafios das cidades contemporâneas, sempre tomando como ponto de partida questões e demandas da cidade do Rio de Janeiro.

Evento

Seminário Patrimônio: Cidade Contemporânea, Arqueologia e Revitalização
Data: 24/07
Horário: 09h30 as 17h30
Local: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Diálogo sobre identidade

No dia seguinte ao seminário, 25 de julho, Chiara Bonnacchi estará na FGV para uma conversa com a arquiteta e artista visual Giselle Beiguelman sobre o tema: Patrimônio, arte digital e identidade social.

Data: 25/07
Horário: 14h30 às 17h
Local: Praia de Botafogo, 190 – Botafogo, Rio de Janeiro

Para realizar sua inscrição, clique aqui.