Especialistas discutem oportunidades e futuro da energia sustentável
A 11ª Edição do UK & Brazil foi realizada na sede da FGV, no Rio de Janeiro, e potencializa a parceria energética entre Brasil e Reino Unido
No dia 9 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro recebeu a “11ª edição do UK & Brazil: Partners in Energy”, evento que reforçou a parceria estratégica entre o Reino Unido e o Brasil no setor energético. Organizado pelo Governo Britânico (UK in Brazil) em colaboração com a FGV Energia, o encontro reuniu representantes de empresas, órgãos governamentais e especialistas de ambos os países para discutir os desafios e oportunidades no cenário energético global.
O diretor executivo da FGV Energia, Carlos Otavio Quintella, realizou a abertura do evento, que contou ainda com a participação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal e do Comissário de Comércio para a América Latina e Caribe do Governo Britânico, Jonathan Knott.
Na ocasião, especialistas debateram sobre a cadeia de fornecimento da energia eólica offshore, um segmento que ganha cada vez mais relevância no Brasil e no mundo, e como conectar a cadeia de valor do hidrogênio, explorando o seu potencial como uma alternativa energética limpa e sustentável.
Confira alguns dos projetos apresentados:
- REDD+ RESEX Jacundá
O Projeto tem como foco o investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades e o monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade. A RESEX está localizada em uma região de grande pressão para a exploração predatória de recursos naturais e sofre carência de serviços públicos básicos. Neste contexto, os moradores encontraram no Projeto REDD+ uma solução para o desenvolvimento social e a conservação das florestas de seu território.
Toneladas de CO2eq Compensados: 266
- Terrus Carbon Coffee
O Terrus Carbon Coffee é um projeto inovador de agricultura regenerativa no Brasil, auditado sob o padrão Carbon Fair Standard, que utiliza uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Quanticum para manejo de solo. Essa tecnologia nacional e pioneira permite o aumento da quantidade de carbono capturada e armazenada no solo, além da redução da emissão de gases de efeito estufa das práticas agrícolas.
Toneladas de CO2eq Compensados: 30.549,726
- Cerâmica Milenium
O projeto é uma empresa familiar que fabrica diversos produtos na cidade de Paraíso do Tocantins, no estado do Tocantins. Com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente, em 2007, a fábrica implantou um projeto de crédito de carbono. Com a iniciativa, a Cerâmica parou de retirar lenha do Cerrado e passou a abastecer os fornos apenas com biomassas renováveis.
Toneladas de CO2eq Compensados: 233.710,000
Evento recebe Selo Neutro
A realização do encontro também contribuiu para a compensação de carbono, por isso, foi reconhecido com o Selo Evento Neutro. Receber o selo afirma que o evento foi executado com a neutralização das emissões de carbono geradas e comprovou essa neutralização por meio de projetos ambientais apoiados. A iniciativa do consulado Britânico e da FGV Energia vai ao encontro às ações que outras unidades da FGV estão adotando para a promoção de eventos mais sustentáveis.
Para mais informações sobre o programa e projetos realizados, clique aqui.
Leia também