Estudantes e ex-alunos(as) de Direito participam de competição arbitral no Metaverso

26 Julho 2022

Equipes de alunos(as) e ex-alunos(as) de graduação da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) participaram de uma experiência inédita no Brasil: a simulação de uma disputa arbitral realizada no Metaverso, o Metaverse Moot Experience. A disputa, ocorrida no dia 21 de julho, consiste no uso da realidade virtual como forma de solução de um caso hipotético submetido à arbitragem.

O evento foi organizado pelo escritório Peixoto & Cury Advogados e pelo seu parceiro VRXP Consultancy & Production, com apoio da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da FGV Direito SP, da PUC-SP e da Associação Paulista de Direito do Trabalho (APDT).

O caso debatido foi o mesmo da 30ª edição da Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, competição estudantil de arbitragem que ocorre em Viena todos os anos e do qual equipes de alunos(as) da FGV Direito SP participam desde 2007, ao lado de estudantes de cerca de 300 escolas de diferentes países.

Como árbitros, participaram Ricardo Dalmaso, da Meta, Eliana Baraldi, do Baraldi Advogados, e José Nantala Bádue Freire, do MPL Advogados. Jéssica Cacique, da Câmara de Arbitragem da Fiesp, participou como secretária-geral. Daniela Gabbay, professora da FGV Direito SP e Claudio Finkelstein, professor da PUC-SP, representaram as instituições de ensino.

Os coaches da equipe da FGV Direito SP foram os ex-alunos(as) Amauri Silvestre Pavão, Fernanda Lopes de Alcantara Gil e Gabriel Caetano Visconti, e Bianca Biondo Bertho, Giulia Bassani, Lorena Braga Ferreira e Valentina Brasil foram as alunas oradoras.