Estudantes da graduação em Direito discutem inovações com especialistas do Hospital das Clínicas
O projeto visa promover soluções inovadoras em saúde através do empreendedorismo, mapeamento de desafios, desenvolvimento de tecnologias e conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde.

Os alunos de graduação da disciplina “Projeto de Prática Multidisciplinar - IA na Saúde: uma perspectiva jurídica", da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), estiveram em abril, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Acompanhados de Bruno Kunzle, “head” of Analytics, e Natasha Zanaroli Scaldaferri, advogada do Inova HC, o Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital, o objetivo foi entrar em contato com os principais desafios jurídicos que surgem com as constantes transformações tecnológicas na medicina.
Coordenada pelos professores Marina Feferbaum e Roberto Dias, o projeto tem como missão viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam a demandas de saúde a partir da promoção da cultura de empreendedorismo e inovação, do mapeamento de desafios, do desenvolvimento e validação de tecnologias em saúde e da conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde.
Os alunos entraram em contato com os principais desafios jurídicos do ecossistema de inovação na saúde e visitaram o LEPIC (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia) para conhecer algumas ferramentas de ponta e como são utilizadas em procedimentos como laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica.
Segundo Marina e Roberto, com base neste encontro e no desenvolvimento de todo o projeto, os alunos proporão soluções para responder, entre outras, questões relacionadas aos riscos jurídicos e éticos de implementação de inteligência artificial no SUS; à incorporação de ferramentas de IA e o seu impacto no modelo de negócios das operadoras de saúde; e, também, os desafios jurídicos que envolvem a unificação dos prontuários médicos e seu impacto nas ferramentas de inteligência artificial.
Leia também