Estudo analisa impacto das mudanças climáticas nas escolhas de moradia de idosos nos EUA
Pesquisa da professora Sophie Mathes, da FGV EPGE, revela como preferências por climas mais amenos influenciam decisões residenciais e percepções sobre o aquecimento global

A professora Sophie Mathes, da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), teve artigo publicado na revista científica International Economic Review. Intitulado “The Dynamics of Residential Sorting and Health: Implications of Climate Change in the United States”, o estudo investiga como as condições climáticas afetam decisões de residência entre a população idosa, levando em conta que o clima local também influencia a saúde individual futura.
Utilizando um modelo dinâmico de escolha residencial, Mathes demonstra que os indivíduos tendem a valorizar invernos mais amenos, ainda que isso implique tolerar verões mais quentes. Essa preferência, segundo a pesquisadora, ajuda a explicar por que parte da população não se mostra disposta a adotar medidas contra as mudanças climáticas.
As simulações contrafactuais realizadas indicam que as decisões de moradia não serão significativamente alteradas pelas preocupações com as mudanças decorrentes das alterações climáticas.
O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.
Leia também