Estudo que identifica perfil de empresas que se destacam em recessões ganha prêmio internacional

Segundo o estudo, as empresas que tiveram performance superior reuniam características como: propensão a reconhecer oportunidades em crises; orientação empreendedora; capacidade de improvisar; e flexibilidade.
Administração
11 Abril 2019
Estudo que identifica perfil de empresas que se destacam em recessões ganha prêmio internacional

O trabalho “Firm’s characteristics and capabilities that enable superior performance in recessions”, de autoria de Claudio Ramos Conti (pós-doutorando FGV EBAPE), Rafael Burstein Goldszmidt (professor FGV EBAPE) e Flávio Carvalho de Vasconcelos (professor e diretor da FGV EBAPE), foi o grande vencedor do prêmio Best Paper Award da 8th International Conference on Strategic Management in Latin America (SMLA). O evento, que é realizado a cada dois anos, é copatrocinado pela FGV EAESP e o periódico internacional Journal of Business Research.

No artigo, os autores discorrem sobre as características de empresas que são capazes de obter uma performance superior em tempos de recessão. A partir da construção de um modelo integrativo, os pesquisadores investigaram quais as características e competências que determinadas organizações tinham antes de períodos recessivos e que fizeram com que tivessem bom desempenho e se destacassem frente a seus competidores.

Segundo o estudo, as empresas que tiveram performance superior reuniam características como: propensão a reconhecer oportunidades em crises; orientação empreendedora; capacidade de improvisar; e flexibilidade.

A SMLA é um dos principais eventos da área de estratégia de negócios na América Latina e reúne pesquisadores, consultores, executivos, empresários e empreendedores interessados na região.