Estudo que identifica perfil de empresas que se destacam em recessões ganha prêmio internacional
Administração
11 Abril 2019

Estudo que identifica perfil de empresas que se destacam em recessões ganha prêmio internacional

Segundo o estudo, as empresas que tiveram performance superior reuniam características como: propensão a reconhecer oportunidades em crises; orientação empreendedora; capacidade de improvisar; e flexibilidade.

O trabalho “Firm’s characteristics and capabilities that enable superior performance in recessions”, de autoria de Claudio Ramos Conti (pós-doutorando FGV EBAPE), Rafael Burstein Goldszmidt (professor FGV EBAPE) e Flávio Carvalho de Vasconcelos (professor e diretor da FGV EBAPE), foi o grande vencedor do prêmio Best Paper Award da 8th International Conference on Strategic Management in Latin America (SMLA). O evento, que é realizado a cada dois anos, é copatrocinado pela FGV EAESP e o periódico internacional Journal of Business Research.

No artigo, os autores discorrem sobre as características de empresas que são capazes de obter uma performance superior em tempos de recessão. A partir da construção de um modelo integrativo, os pesquisadores investigaram quais as características e competências que determinadas organizações tinham antes de períodos recessivos e que fizeram com que tivessem bom desempenho e se destacassem frente a seus competidores.

Segundo o estudo, as empresas que tiveram performance superior reuniam características como: propensão a reconhecer oportunidades em crises; orientação empreendedora; capacidade de improvisar; e flexibilidade.

A SMLA é um dos principais eventos da área de estratégia de negócios na América Latina e reúne pesquisadores, consultores, executivos, empresários e empreendedores interessados na região.

Eventos

Vídeos