Estudo mostra que divulgação de educação ambiental influencia comportamento de turistas brasileiros
O turismo exerce uma influência significativa em múltiplos setores da economia e pode impactar diretamente o desenvolvimento sustentável. A infraestrutura local – que inclui transporte e acesso a serviços, assim como elementos sociais, políticos e culturais da região – é um dos fatores que pode moldar o comportamento dos turistas em relação à sustentabilidade. Iniciativas como ações de conservação ambiental e práticas educativas sobre o destino, por exemplo, incentivam os turistas a adotarem comportamentos mais sustentáveis em locais turísticos.
A análise está em artigo publicado pelo pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) Mateus Canniatti Ponchio, em colaboração com a Universidade Federal do Ceará (UFC), na Revista de Administração da UFSM. Para avaliar como a infraestrutura local influencia o comportamento sustentável durante viagens de turismo de natureza, os pesquisadores entrevistaram 209 turistas do Nordeste brasileiro entre março e abril de 2021. Esse tipo de turismo abrange atividades em praias e regiões montanhosas, por exemplo.
O estudo revela que os aspectos sociais e culturais da infraestrutura local têm o potencial de influenciar positivamente o comportamento dos turistas. Nos destinos visitados, os turistas percebem fatores como a qualidade de vida local, o acesso a iniciativas educativas sobre a região, ações de conservação da natureza e a preocupação com os impactos ambientais dos locais que frequentam. Ao reconhecer esses aspectos, os turistas tendem a se esforçar para deixar as áreas visitadas em melhores condições do que as encontraram e procuram contribuir para a economia local, por exemplo.
Por outro lado, as políticas públicas não são vistas por esse público como um fator que impacta o desenvolvimento do turismo. Para alcançar um turismo mais sustentável, os pesquisadores sugerem que gestores públicos aprimorem a infraestrutura local e incentivem o comportamento sustentável dos turistas. Uma das estratégias recomendadas é a implementação de ações educacionais que fomentem uma cultura de sustentabilidade no local, influenciando positivamente os turistas.
Para ler o estudo na íntegra, clique aqui.
Notícias relacionadas
- Políticas Públicas04/10/2024FGV firma parceria com consórcio de municípios para prevenção a desastres ambientais na Serra Gaúcha
- Políticas Públicas02/10/2024
- Políticas Públicas25/09/2024