Estudo propõe fundo global para regular mercado de minerais críticos
Publicação na revista Science defende abordagem multilateral para enfrentar desafios da transição verde

O artigo “A global minerals trust could prevent inefficient and inequitable protectionist policies”, publicado na conceituada revista Science, propõe a criação de um Fundo Global de Minerais (Global Minerals Trust). A iniciativa visa garantir uma governança internacional eficaz sobre minerais estratégicos, como lítio, cobalto e níquel — essenciais para a produção de tecnologias limpas, como baterias, painéis solares e veículos elétricos.
A crescente demanda por esses recursos, impulsionada pela transição energética global, tem provocado disputas geopolíticas, adoção de medidas protecionistas e pressões ambientais e sociais sobre países produtores. Diante desse cenário, o artigo propõe um mecanismo coordenado para promover o acesso equitativo, a sustentabilidade e a estabilidade dos mercados minerais.
O professor José Antônio Puppim de Oliveira, da Fundação Getulio Vargas (FGV), é um dos coautores do estudo, que reúne especialistas ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta destaca a importância de uma abordagem multilateral que favoreça investimentos responsáveis, regulação ambiental e respeito às comunidades locais.
A criação do fundo busca evitar desequilíbrios econômicos, promover a cooperação internacional e fortalecer cadeias de suprimento resilientes — elementos fundamentais para uma transição verde justa e eficiente.
Clique aqui para ler o artigo completo.
Leia também