Estudo sobre redução de riscos para concessão de crédito é escolhido como melhor artigo de 2021

O artigo mostra como a CRDC, uma FinTech que presta serviço a bancos e FIDCs, consegue buscar informações importantes sobre recebíveis dados em garantia para crédito.
04 Agosto 2022

“Redução do Risco no Crédito com Duplicatas”. Este é o título do artigo premiado como o melhor artigo de 2021 pela Revista Brasileira de Finanças. Matheus Bonelli, ex-aluno do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) realizou a pesquisa em co-autoria com o professor Rafael Felipe Schiozer e Lucas Vasconcellos, doutorando do programa.

O artigo mostra como a CRDC, uma FinTech que presta serviço a bancos e FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), consegue buscar informações importantes sobre recebíveis dados em garantia para crédito. Esses dados são obtidos a partir dos sistemas estaduais de registros de Notas Fiscais e seu uso passou a ser possível a partir da criação da duplicata eletrônica.

Para fazer o estudo, partiu-se de uma base de 600 milhões de reais em transações de crédito com mais de 3 mil empresas e mais de 240 agentes financeiros. A partir desses dados, foram estudados a relação entre as notas fiscais das empresas que geram essas duplicatas e, também, o comportamento delas ao longo do tempo. De acordo com Matheus, isso é importante em uma economia como a brasileira, em que as pequenas e médias empresas possuem maior dificuldade de acesso ao crédito, ao contrário dos países desenvolvidos.

“Através de um modelo de risco de crédito, mostramos que essas informações podem ser indicativas de duplicatas ideologicamente falsas (exemplo: duplicatas frias). O sistema barato de verificação permite que bancos avaliem melhor o risco do desconto de duplicatas, permitindo maior acesso a crédito por parte de empresas médias e pequenas, que são justamente as que têm maior dificuldade de acesso a crédito”, disse Matheus.

Para ter acesso a mais detalhes sobre a premiação, acesse o site.

Confira a entrevista com Matheus com mais detalhes sobre a pesquisa

Para ter acesso ao artigo completo, clique no site.

Sobre o MPGC

O curso de Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) é destinado a graduados com pelo menos cinco anos de experiência na área da linha de pesquisa escolhida ou formação em gestão que ocupam ou almejam ocupar posição de liderança e se interessam em uma abordagem inovadora do processo formativo.

Os diferenciais do programa são a combinação entre a excelência da formação acadêmica aliada a prática profissional. As áreas de atuação são: Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão da Saúde; Sustentabilidade; Varejo; Tecnologia da Informação e Gestão de Supply Chain.

Para saber mais sobre o Programa, acesse o site.