Estudo sobre resolução de conflitos no setor bancário é indicada a prêmio internacional

A pesquisa do professor Paulo Marzionna aborda o desenvolvimento de métodos alternativos de resolução de conflitos e outras estratégias de gestão para lidar com diferentes divergências no ambiente de trabalho no setor bancário brasileiro, com especial atenção à questão do assédio moral.
27 Maio 2019

O professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), Paulo Marzionna, teve sua tese de doutorado pela Universidade de Cornell indicada como Honorable Mention no Thomas A. Kochan and Stephen R. Sleigh Best Dissertation Awards Competition, promovido pela Labor and Employment Relations Association (LERA). Esta é a principal competição de teses na área de Relações do Trabalho nos EUA.

O estudo, intitulado "Is this workplace bullying? Conflict management and workplace bullying in the Brazilian banking sector”, aborda o desenvolvimento de métodos alternativos de resolução de conflitos (ADR) e outras estratégias de gestão para lidar com diferentes divergências no ambiente de trabalho no setor bancário brasileiro, com especial atenção à questão do assédio moral.

Baseados em entrevistas com gestores de 14 bancos e dirigentes de seis entidades sindicais do setor, bem como em uma extensa pesquisa em comunicações e jornais dos sindicatos, os resultados do trabalho sugerem que sindicatos e bancos têm diferentes compreensões sobre o fenômeno do assédio moral no trabalho, com os sindicatos focando nos aspectos estruturais do assédio moral, enquanto bancos focam nos aspectos individuais de gestão. Essas diferentes compreensões, por sua vez, decorrem dos distintos modelos mentais que estes atores usam para interpretar as relações de trabalho e influenciam a adoção de diferentes estratégias e ferramentas de gestão de conflitos.

A pesquisa também reforça como características específicas de cada setor e de diferentes tipos de conflitos exercem papel fundamental na formação de estratégias de gestão de conflitos por diferentes atores nas relações trabalhistas.

A solenidade de premiação será realizada no próximo dia 15 de junho, em Cleveland.