Estudo sobre Smart Cities é apresentado em Conferência Internacional na Áustria

18 Setembro 2018
Estudo sobre Smart Cities é apresentado em Conferência Internacional na Áustria

O professor Luiz Antonio Joia, coordenador do e:lab – Laboratório de Pesquisa em Governo e Negócios Eletrônicos da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), apresentou um trabalho na International Conference on E-Government, E-Democracy, Open Government, and E-Participation (Egov-Cedem-Epart 2018), realizado entre 3 e 5 de setembro, em Krems, na Áustria.

Desenvolvido em conjunto com Mariana Brandão e Gabriel Marcuzzo (UFF), ex-orientandos do professor Joia no doutorado da FGV EBAPE, o trabalho “Smart City for whom? The case of Búzios Cidade Inteligente” avalia o projeto de cidade inteligente levado a cabo na cidade de Armação dos Búzios, por meio da Teoria Ator-Rede (Actor-Network Theory). O estudo conclui que o conceito de sucesso em empreendimentos de smart cities precisa ser aperfeiçoado, já que para diferentes stakeholders o projeto alcançou resultados distintos e, em alguns casos, até contrastantes. Ademais, o trabalho questiona o próprio conceito de smart city – tal como usado pela Academia -, concluindo que trata-se de um constructo, no mínimo, mal definido.

O professor também participou da reunião anual do Working Group 8.5 (Information Systems in Public Administration) do IFIP – International Federation for Information Processing, patrocinador do congresso.

Criado em 2001, o e:lab é um laboratório de pesquisas que tem como objetivo estudar a transformação digital na arena pública e privada. Com uma abordagem ampla e multidisciplinar, atua em linhas de pesquisas distintas, acompanhando a relevância dos temas e sua atualidade para o mercado.

Para saber mais sobre a conferência, acesse o site.