Estudos sobre transparência pública na América Latina são apresentados à CGU

Gregory Michener revelou a publicação de uma base de dados inédita, com os resultados de todas as avaliações sobre leis de acesso à informação pública na região, analisando os graus de cumprimento dos governos desde as primeiras leis, em 2002.
Administração
05 Junho 2019
Estudos sobre transparência pública na América Latina são apresentados à CGU

O professor Gregory Michener da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) foi convidado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para apresentar estudos no âmbito da Rede de Transparência e Acesso à informação da América Latina (RTA). Ele participou do XVII encontro da RTA, realizado no dia 15 de maio na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, Michener expôs o resultado de dois estudos. Primeiro, apresentou o artigo publicado na Revista Governance, um dos principais periódicos da área de Administração Pública. A partir de uma pesquisa de campo, o paper ressalta a importância de se proteger as identidades dos solicitantes de informação. Segundo, revelou a publicação de uma base de dados inédita, com os resultados de todas as avaliações sobre leis de acesso à informação pública na América Latina, analisando os graus de cumprimento dos governos desde as primeiras leis, em 2002. Os resultados mostram uma melhoria no desempenho das instituições e teve como foco a avaliação do Executivo Federal.

A RTA conta com a participação dos representantes encarregados de promover e de resguardar as leis de acesso à informação dos países latino-americanos membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), além de representantes do Canadá e dos Estados Unidos.